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sexta-feira, 20 de maio de 2011

O posicionamento e suas leis (Leis vencedoras do Marketing) - Finalização

Olá novamente para todos os que me acompanham ou de alguma maneira colaboram com este espaço!

Hoje finalizaremos um dos assuntos que, na minha opinião, é um dos mais interessantes sobre o marketing: "Posicionamento Estratégico e suas leis". Conforme mencionado anteriormente, citarei mais 3 leis referentes às leis vencedoras do marketing.

7º Lei do Marketing: Oposto

"A estratégia do segundo lugar no mercado é determinada pela marca líder". Aonde quer que o líder do mercado seja forte, uma empresa disposta à assumir o segundo lugar terá a chance de virar a mesa do jogo. Faz parte de uma empresa grande ter qualidades e defeitos grandes. Um ponto positivo pode ser negativo ao mesmo tempo, basta que você visualize e demonstre em outra perspectiva para seus possíveis clientes. Não demonstre seu produto de uma maneira melhor, mas sim de uma maneira diferente.

Veja o exemplo da COCA COLA e da PEPSI. A coca cola é uma empresa e um produto consagrado e de muito tempo no mercado. Qual sua grande vantagem? Ter muitos anos de existência. E sua grande desvantagem? Ter muitos anos de existência.

Você gostaria de beber o mesmo que seus antepassados bebiam? Você é a nova geração, e por si só deveria buscar alternativas inovadoras. E assim veio a propagando da PEPSI em contra partida à Coca cola. A famosa frase "PEPSI, a escolha da nova geração".

8º Lei do Marketing: Extensão de Linha

"A vontade de crescimento líquido da empresa as vezes acarreta em diversificação desnecessária". Sabe quando a empresa está no mercado, conhecida com produtos consagrados, mas de nada e sem nenhuma explicação a mesma empresa tenta entrar num ramo completamente distinto do seu?

Por exemplo, a BIC à algum tempo atrás inventou de fazer lançamento de meia-calça ou mesmo quando a ADIDAS fez seu lançamento de colônia ou mesmo quando a CHANEL tentou emplacar o perfume para homens. Já dizia meu próprio pai, quando se quer fazer tudo, não se faz nada. Tente sem o mais forte de apenas 1 coisa do que forte em todas, pois você provavelmente não será forte em nada.

9º Lei do Marketing: Sinceridade

"Quando assumimos um negativo, o próprio cliente em perspectiva nos dá  o ponto positivo". A sinceridade é apaziguadora, pois toda a informação negativa a respeito de si mesmo é prontamente aceita como verdade.

Até pouco tempo atrás a SBT era a vice líder de audiência, na disputa das emissoras pelo primeiro lugar da GLOBO. Na época a propaganda da SBT foi simples e muito sincera: "Somos a emissora Vice-Líder". Como poderia uma fraqueza ser uma vantagem? Pois foi justamente o que aconteceu, pois a SBT se manteve em segundo lugar durante muito tempo.

Primeiro, o negativo deve ser amplamente percebido como negativo. Tem de adicionar uma concordância na mente do cliente em perspectiva. O propósito da sinceridade não é desculpar-se. É estabelecer um benefício que convencerá o cliente em perspectiva.

Enfim, este é o final das leis vencedoras do marketing. Falamos em 3 post´s diferentes sobre o mesmo assunto para conseguirmos definir muito bem o que é o "Posicionamento Estratégico" e quais são seus conceitos para que isso funcione. Teoricamente é muito simples de entender, contudo à prática é algo um pouco mais difícil de se fazer.

Tendo-se um bom planejamento, se utilizando de administração aplicada e todos os conceitos de iniciação de um bom negócio, conseguimos minimizar todos os riscos.

Espero que tenham gostado do assunto, pois para mim é um dos mais importantes conceitos. Quando se domina a mentes de seus consumidores e possíveis clientes em potencial, se domina o mercado.

Críticas e sugestões, entrem em contato comigo e não deixem de comentar!
Até a próxima!

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