Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Carta de Apresentação

Olá para todos e sejam muito bem vindos.

Eu vou tentar ser objetivo, claro e bem atual com relação aos meus comentários à respeito do assunto Marketing na atualidade. Ainda não fiz as devidas apresentações, então vamos as formalidades.

Eu me chamo Marcelo Dias e sou estudante do curso de Gestão de Marketing. Tenho 22 anos e sou do estado do Rio de Janeiro, mas nascido no Rio Grande do Sul. Minha vontade aqui é trazer os meus conhecimentos e experiências acadêmicas, juntamente com a experiência profissional, e conseguir conceituar e discutir sobre todos os assuntos que envolvem o Marketing e suas ciências.

Certamente que como ainda estou no início deste blog, falarei um pouco no singular. Com o tempo, farei deste espaço, uma comunidade que, espero eu, contribuirá com todo tipo de comentários construtivos ou não.

Estou sempre aberto à sugestões e críticas construtivas para melhorar tanto o blog quanto os meus conhecimentos, pois é importante trocar informações, ainda mais de maneira digitalizada aonde conseguimos uma velocidade imensa de conteúdo. A grande dificuldade das pessoas hoje é em fazer um "filtro" do que vem a ser relevante e do que não serve para nossos interesses.

A administração de nosso tempo é hoje um dos assuntos mais discutidos entre as grandes empresas e os clientes em potencial, seja para produtos ou para serviços. Somos bombardeados de informação o tempo todo e de todo tipo. Estamos muito cansados de simplesmente não digerir o conteúdo e não entender o sentido deste tipo de abordagem.

Por isso foi criado um conceito muito eficiente de fidelização e fortalecimento de marcas e gêneros. Ao invés de simplesmente investirmos pesado em publicidade e propagando, oferecendo informações e mais informações, poderíamos simplismente observar como o nosso público alvo percebe as coisas. Alguns conceitos conhecidos vão ajudar à entendermos melhor e aplicarmos o conhecimento.

Recentemente eu tive de estudar um documentário de um senhor muito simpático chamado Al Ries, sendo este um guru de consultoria de Marketing e ainda eleito em 1999 uma das pessoas mais influentes da àrea de relações públicas. É co-fundador de um conceito muito famoso deste os anos 70 - 80 chamado de
"Posicionamento estratégico".

Mas o que vem a ser este tal de "Posicionamento Estratégico" ?

Uma excelente pergunta, contudo deixarei para o próximo post. Espero que tenham gostado e espero por comentários e o que mais vier =)

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Pra quem estamos trabalhando senão para o cliente? Marketing é muito
    além de investir pesado em propaganda e publicidade como você falou.

    Entender o público alvo é fundamental pra qualquer tipo de negócio que queira sobreviver no mercado.

    Falou e disse.

    ResponderExcluir
  2. Bom, pra começar...muda a cor do fundo ou a cor da fonte, pois a leitura tá cansativa e dói os olhos!!!!!

    ResponderExcluir