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quarta-feira, 18 de maio de 2011

O posicionamento e suas leis (Leis vencedoras do Marketing) - Continuação

Olha eu aqui novamente! Pensaram que eu iria me esquecer de vocês? Jamais!

Que coisa engraçada... ontem eu observei que algumas pessoas de fora do Brasil estão acompanhando os meus breves comentários à respeito do Marketing. Fico muito feliz e espero estar agradando à todos de alguma maneira!

Enfim, vamos cortar um pouco a conversa e vamos voltar para o assunto tratado anteriormente por nós. As leis vencedoras do Marketing e seus princípios. Como comentado, falarei sobre mais 3 leis importantes que regem o "Posicionamento Estratégico".

4º Lei do Marketing: Percepção

"O Marketing não é uma batalha de produtos, mas uma batalha de percepções travada na mente dos clientes e/ou possíveis clientes". Esse conceito é um pouco mais difícil de se entender, então vou tentar dividir ele para simplificar.

Vamos usar o exemplo de venda de carros importados do Japão nos EUA. Todos sabemos e várias pesquisas foram feitas para concluir que o carro japonês que mais vende nos EUA é o HONDA, seguido do TOYOTA e do NISSAM. No Japão existem os mesmos carros das empresas citadas acima, então imaginamos que as vendas deveriam ser em proporções semelhantes, mas isso não acontece e a diferença é gritante! Isso mostra que se o marketing fosse uma batalha de produtos, haveria semelhança nas vendas, independendo do lugar, mas isso não ocorre. No Japão o carro que mais vende é a TOYOTA (4x mais vendas que o HONDA).

Sabe por que isso acontece? Por que a HONDA entrou no mercado japonês vendendo e montando motocicletas. A percepção dos consumidores é diferente, então imagine que tipo de carro você compraria de uma empresa que é conhecida no mercado por fazer motocicletas?!

5º Lei do Marketing: Foco

"O mais poderoso conceito em Marketing é representar uma palavra na mente dos possíveis clientes". Podemos exemplificar isso com muitas marcar conhecidas no mercado, de fácil lembrança. Se você parar pra pensar, nem precisará fazer muito esforço para entender este conceito.

Sabe aquelas pessoas que tem diversas utilidades? São pessoas que fazem de um tudo e conseguem quebrar o galho maravilhosamente bem, com um custo reduzido!? Pessoas 1001 utilidades?!

Exatamente! Se você pensou em BOMBRIL, você entendeu como funciona a lei do Foco. Muitas vezes o produto acaba substituindo alguns termos de nosso vocabulário, ou mesmo são as mais lembradas, associadas à algum produto. Quando você pensa em telefone celular Smart com touch screen, você lembra de qual empresa? Acertou que disse APPLE.

A APPLE hoje é uma das principais inovadoras no mercado digital, contudo muitos esquecem de lembrar que o Senhor Steve Jobs é um excelente profissional do Marketing. A empresa é o que é, pois investiu pesado em encontrar as brechas certas dentro da mente dos possíveis clientes e acabou virando hoje uma empresa que cria tendências.

6º Lei do Marketing: Dualidade

"No Marketing, a batalha em geral torna-se uma luta titânica entre dois participantes. Quase sempre, a confiável marca consagrada e a iniciante".

Vamos aos nossos famosos exemplos: O cenário é 1969 nos EUA e haviam 3 marcas conhecidas. A Líder tinha 60% do mercado. A segunda tinha 25% do mercado e a terceira tinha 6% dos consumidores. A Dualidade estabelece que:

  1.  As participações são muito instáveis;
  2. Com o tempo, a líder perde e a segunda ganha participação no mercado;
Após 22 anos deste acontecimento citado acima, a líder caiu para 50% do mercado, quanto a segunda conseguiu 40% do mercado e a terceira, apenas 3% de consumidores. Quem consegue adivinhar quais são as empresas?

A primeira empresa, detentora dos 50% do mercado é a 5º empresa mais rica do mundo: COCA COLA.
A segunda empresa, detentora dos 40% do mercado é a concorrente direta da Coca cola: PEPSI COLA.
A terceira empresa, detentora dos 3% dos consumidores: ROYAL CROWN COLA.

Incrível o que podemos fazer quando planejamentos a estratégia de nossos negócios. Invadindo a mente de nossos possíveis clientes, chegamos à substituir termos de nosso vocabulário para representar tal marca. A COCA COLA é um excelente exemplo, assim como o BOMBRIL, GILLETTE entre outros.

Enfim, este foi mais um de uma série de postagens sobre as leis vencedoras do marketing, por Al Ries & Jack Trout. Espero contar com os comentários de todos que visitarem e, até uma próxima!

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