Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

O posicionamento e suas leis (Leis vencedoras do Marketing)

Primeiramente muito boa tarde para todos.

Gostaria de agradecer aos comentários iniciais sobre meu blog. Saibam que eu estou aberto a críticas construtivas para que eu possa melhorar para vocês o conteúdo deste espaço. Hoje eu acordei inspirado, depois de uma noite muito mal dormida. Algumas pessoas tem uma certa dificuldade de se adaptar ao seu próprio travesseiro, e eu faço parte disso. Foi um pequeno desabafo, nada que comprometa o meu desenvolvimento =)

Enfim, conforme comentado anteriormente por mim, sobre os princípios relacionados ao posicionamento, eu irei dividir os comentários em 3 partes iguais e, ao final dessa explicação, farei uma breve segmentação sobre o assunto.

A última pergunta feita em meu último post foi: O que vem a ser "Posicionamento Estratégico" ?

O posicionamento foi um conceito desenvolvido e divulgado por 2 importantes profissionais da área de comunicação em geral, os senhores Al Ries & Jack Trout. Trata-se de observar de que maneira funciona a percepção de seus possíveis clientes, encontrar uma brecha dentro de suas mentes e ali fixar uma idéia. Esse conceito é amplo, então para facilitar vou falar sobre os 9 pontos do posicionamento, dividí-lo e exemplificá-lo. São eles: Liderança, Categoria, Mente, Percepção, Foco, Dualidade, Oposto, Extensão de Linha e Sinceridade.

1º Lei do Marketing: Liderança

"É melhor ser o primeiro do que ser o melhor". Se você parar pra pensar, isso normalmente acontece e nem notamos ou percebemos os motivos. O exemplo mais conhecido é do primeiro astronauta à pisar na lua. Você lembra do nome dele? Claro, pois era o senhor Neil Armstrong. Agora, se eu lhes perguntar se lembram que foi o segundo, conseguiram responder? Provavelmente não, mas eu lhes digo que foi o senhor Edwin Aldrin, companheiro de viagem da Apollo 11.

Outro bom exemplo para uma boa pergunta seria quem chegou primeiro às Américas? Sim, você pensou certo, pois foi Cristovão Colombo. E o segundo?

Sendo assim, este conceito nos diz que se você precisar e quer ser o líder, preferencialmente você terá de ser o primeiro, e não o melhor no que faz. Sendo o primeiro em sua categoria, já lhe dá uma grandiosa vantagem para com os seus concorrentes.

2º Lei do Marketing: Categoria

"Se você não puder ser o primeiro em sua categoria, crie uma nova categoria para ser o primeiro". As pessoas tendem a preferir pelo que é novo do que propriamente pelo que é melhor. Por exemplo, se trabalhamos com um produto X que é vendido de porta em porta e que depende, quase que exclusivamente, de seus distribuidores, atendemos à um tipo de categoria. Provavelmente esta categoria já existe e é dominada por uma marca líder, não por ser melhor, mas por ter sido a primeira. Como não poderemos ser líderes nesta categoria, por que não criamos a nova categoria, venda de produtos X pela internet com entrega em casa. Deste de que não existam concorrentes diretos para o tipo de serviço que acabou de criar, você acabou de criar uma nova categoria e se tornou líder dela.

3º Lei do Marketing: Mente

"Não basta apenas ser o primeiro no mercado, mas sim o primeiro na mente do consumidor".  As duas leis anteriores são o pontapé inicial para que possamos entrar na mente dos possíveis clientes, pois esse é o nosso objetivo. Por exemplo, se a gente fizer uma pesquisa e perguntar qual foi a primeira empresa que lançou o primeiro computador? Se perguntarmos à dez pessoas, dez pessoas vão dizer a IBM. Na verdade a primeira empresa a comercializar o computador foi a Sperry Rand, com o seu não tão famoso UNIVAC. Mas por que eles não são nem ao menos lembrados pelos consumidores? Isso acontece por que eles foram os primeiros à se lançar no mercado, contudo não investiram em divulgação e publicidade da maneira que a IBM fez. Assim como foi com o primeiro computador pessoal, aonde se perguntarmos as pessoas, a maior parte dirá que foi a APPLE com seu nome simples e fácil de lembrar, quando na verdade foi a Mits Altair 8800.

Sendo assim eu concluo o meu "pequeno", mas acredito que muito instrutivo post sobre as 3 primeiras Leis do Marketing, relacionado ao posicionamento estratégico. Hoje em dia é muito mais importantes entender e perceber como funciona a cabeça de seus possíveis clientes para que, desta maneira, consigamos implementar uma nova marca ou uma nova idéia. No próximo post, serão mais 3 Leis e muito mais exemplos para citarmos.

Dúvidas, críticas, não hesitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário