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segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mix marketing e sua importância

Olá queridos e "ligeiramente" abandonados leitores!

Gostaria de me desculpar pela demora nas postagens. Estive completamente atarefado com minha faculdade e minhas responsabilidades pessoais (minha filha). Aproveitei esse tempo para repensar um pouco sobre esse blog e meus futuros projetos, que quero muito realizar, mas que cada dia mais parecem distantes pela falta de tempo.

Contudo minha carreira me impulsiona sempre para frente e, com muito mais conteúdo e muito mais vontade, estou aqui novamente para trazer informações de marketing de uma maneira bem didática e atual.

Depois desse breve "pedido de desculpas", vamos adianta com um assunto que me foi perguntado à poucos dias. O que vem a ser o Mix marketing e qual sua importância para uma empresa ou um pequeno negócio?

Antes de tudo, vamos entender do que se trata esse tal de Mix de marketing. 

Mix de marketing nada mais é do que um conjunto de ferramentas (o famoso 4P) utilizado para selecionar e estruturar de forma adequada os seus esforços para conquistar seus clientes e futuros compradores. Abordarei abaixo cada uma dessas ferramentas para que todos possam compreender melhor e usarei definições determinadas, tiradas da bíblia do marketing Princípios de Marketing de Philip Kotler e Gary Armstrong.

Produto -> Combinação de bens e serviços que a empresa oferece para o público alvo. Exemplificando melhor, um carro é feito de porcas, parafusos, ferros, roda e outras muitas peças. Ele vem montado e distribuído entre as revendedoras de carro para facilitar o cliente na compra.

Preço -> É a quantia em dinheiro que os clientes têm de pagar para obter o produto. No mesmo exemplo do carro anterior, a revendedora oferece preços, descontos e facilidade para a compra do produto final, o carro. 

Praça -> Envolve as atividades da empresa que disponibilizam o produto aos seus clientes e possíveis compradores. Assim como existem revendedoras, temos como exemplo as concessionárias de cada marca. Para a fabricante, alguns pontos de venda são mais interessantes que outros por uma série de fatores que influenciam na venda de seus produtos. Sendo assim, a fabricante investirá fortemente nesses pontos, que oferecem maiores vantagens competitivas.

Promoção -> Envolve as atividades que comunicam os pontos fortes do produto e convencem o público alvo de que comprar aquele é melhor. São as famosas ações de divulgação do produto ou serviço prestado pela empresa. Todos os esforços direcionados para que seu produto seja conhecido e desejado pelo consumidor faz parte da promoção que a empresa faz dele.

Com essas ferramentas em ação, conseguimos pensar numa série de fatores importantes para o sucesso de uma ação. Desde a criação de um produto ou serviço, o planejamento de suas ações, a definição de valores e custos que ele trará, o local mais apropriado para sua exposição e venda, tendo em vista seus possíveis clientes.

De uma forma bem geral, isso se chama Mix de marketing e, por muitas vezes, é ignorado pelas pequenas e médias empresas. Isso defini muitas vezes se o negócio tem chance no mercado ou se é apenas mais uma ideia que deveria ter ficado no papel. 

Enfim, vou ficando por aqui. Espero que gostem do assunto tanto quanto eu, pois estou numa grande empreitada e esse tipo de assunto é super importante para quem está pensando em tirar suas ideias do papel e transformá-las numa empresa.

Abraços à todos!

2 comentários:

  1. O marketing mix não eh o fator principal para saber se um produto deveria ou não ter saído do papel. É preciso analisar os concorrentes, o consumidor, fazer GE, Swot, forças de porter, etc... O marketing mix sozinho não resolve praticamente nada, até pq para cada produto a ser lançado eh preciso fazer o planejamento estratégico que o marketing mix está incluído.

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  2. Excelente comentário, contudo devo discordar de alguns pontos.

    O marketing mix não é a solução de nossos problemas, pois existe um trabalho muito mais específico de planejamento estratégico para isso.

    Entretanto, como dito no post, o marketing mix é um dos primeiros passos do planejamento. Antes de definir concorrência, consumidor, GE, swot e forças de Porter, precisamos observar minimamente a situação do mercado para, depois disso feito, partir para os pontos específicos ditos anteriormente por você.

    O post é curto e por isso não pude falar sobre os passos seguintes, mas fico muito feliz por ter comentado e, consequentemente, falarei mais sobre esse assunto. Continue comentando !

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